www.loja.modus.pt

Estrada S. Luís, nº 58, 8000-123 Faro

modus@modus.pt

+351 934 010 305

Assistência Informática
Problemas no Computador_ Modus

Problemas no computador? Eis os 10 mais comuns

Os problemas com os computadores é uma das nossas maiores dores de cabeça. Por esse motivo, fizemos uma lista de 10 problemas recorrentes com algumas soluções rápidas! 

A realidade é que muitas vezes surgem-nos diferentes e repentinos problemas no computador. Uns que nos impossibilitam por completo de o usarmos, outros que dificultam a sua utilização e causam vários transtornos na nossa vida profissional e pessoal.

É importante relembrar que devemos estar atentos aos sinais que o computador nos dá, pois alguns podem vir a resultar na sua completa inutilização. Mas se prevenirmos a tempo, talvez sejamos capaz de corrigir alguns problemas que possam vir a ser graves.

Para problemas mais ou menos graves, eis uma lista que a Modus elaborou dos 10 problemas no computador mais frequentes! Tente resolvê-los com estas soluções rápidas ou, se não conseguir, contacte a Modus, e podemos ajudá-lo!

Eis os 10 problemas no computador mais comuns:

1 – Rede wifi sem conectar
Acontece com alguma frequência o nosso computador simplesmente deixar de conseguir conectar-se a uma rede wifi. Existem vários motivos que podem causar este pequeno incómodo que, dependendo da situação, pode ser, na verdade, um grande incómodo. O que causa este problema pode ser uma simples falta de atualização no seu computador ou o computador estar em modo poupança de energia e ter definições automáticas que o impedem de aceder a uma rede. Existe também a possibilidade de o seu computador ser incompatível com o router a que se está a tentar conectar, Se não for nenhuma das opções acima, poderá contactar o seu fornecedor de internet e validar os testes de ligação.

2 – Computador desliga-se repentinamente
Se é um problema que lhe acontece com frequência, possivelmente temos más notícias para lhe dar e o melhor é tentar perceber e corrigir o erro rapidamente. Pelo menos para evitar que perca todos os dados do seu computador.

Sobreaquecimento, vírus, problemas com o processador… estes são só alguns dos possíveis motivos que podem estar a causar o problema. E nenhum deles é bom sinal. O nosso conselho é que tente perceber se o computador está a aquecer em demasia ou que faça uma verificação ao computador com o seu antivírus.

3 – Problemas de arranque
Às vezes arranca, outras vezes bloqueia. Às vezes arranca, outras fica a processar eternamente. Uma coisa lhe garantimos: o computador está feito para que ligue e arranque à primeira. Portanto, se não é o caso… é porque algo está definitivamente errado. Se este problema é recorrente no seu computador, é certo que algo está danificado a nível interno. E o melhor a fazer é levá-lo a uma loja de reparação de computadores.

4 – Computador super lento
O computador estar lento nem sempre significa que está velho ou danificado. Existem vários problemas simples que podem fazer com que o computador fique lento. Pode resultar de um computador muito sobrecarregado com programas, com o armazenamento no limite da capacidade, ou a precisar de uma limpeza geral. Resolver estes problemas é bastante simples e pode resultar num funcionamento muito mais capaz do seu computador.

No entanto, também há a possibilidade de estar relacionado com algum problema no interior do seu computador. E aí as soluções são sempre mais difíceis e complicadas. Se não conseguir resolver o problema através de uma limpeza ao seu computador, talvez tenha de verificar com um especialista o que poderá estar a causar o incómodo.

5 – Entrada USB não funciona
Tenta inserir uma pen ou o rato na entrada USB do seu computador, mas o seu computador não dá qualquer sinal. É um problema frequente e pode significar algo muito simples, ou algo com alguma gravidade. É um problema que pode ser resolvido com uma atualização do driver ou apenas limpar a entrada USB. Se continua a não funcionar, tente verificar se existe algum vírus no seu computador com o seu antivírus e atualize o computador. Continua a dar erro? O problema poderá ser mais grave e precisa de uma avaliação individual e especializada. Contacte a Modus para que possamos trabalhar no seu problema.

6 – Computador sem som
Verifique as possibilidades mais básicas: a barra de volume está com som? Tem o seu computador ligado a algum aparelho por Bluetooth? O software Windows ou os drivers estão atualizados?

Depois de tudo conferido, e se o problema persistir, pode tentar solucionar o problema através da resolução de problemas automático do seu software- como o Windows.

Nada? Então muito possivelmente terá de resolver o seu problema na loja de informática mais próxima, para que se possa analisar completamente a raiz do problema.

7 – Microfone não funciona
Quantas vezes é que já lhe aconteceu: ao entrar para uma reunião importante, é a sua vez de intervir e, inexplicavelmente e de um dia para o outro, o microfone deixa de funcionar e ninguém o ouve. Neste caso, poderá estar relacionado com problemas de privacidade e é muito fácil de resolver nas configurações de som. Uma simples alteração de modo é suficiente para que tenha de dar novamente permissão ao seu computador para usar o microfone e para ele o reconhecer.

8 – Aquece demasiado e faz barulho

Vários problemas internos poderão estar a causar o sobreaquecimento e, consequentemente, o barulho. É possível que o processador do seu computador já não tenha capacidade de resposta para as suas necessidade ou talvez só precise de respirar, caso as suas saídas de ar estejam a ser obstruídas. O melhor é tratar do assunto o mais rápido possível, é um problema que poderá causar graves danos e eventualmente danificar o computador permanentemente.

9 – Problemas para processar alguns programas
Existem programas demasiado pesados para a capacidade do seu computador. Ainda que exista a possibilidade de ser por falta de atualização de uma driver, muitas vezes o problema é a falta de capacidade processador do seu computador ou da memória.

Poderá dirigir-se a uma loja especializada em soluções informáticas, explicar o problema, e a solução poderá ser mais barata do que pensa, pois há a possibilidade de se fazer apenas uma pequena mudança no seu computador.10 – 

10 – Tela Azul
O temido ecrã azul. Nunca é bom sinal mas também não é preciso dramatizar. Os problemas neste caso poderão ser variadíssimos e a solução está dependente da ocasião em que acontece que só utilizador poderá explicar. Portanto, o que lhe recomendamos, caso lhe aconteça, é que procure um atendimento personalizado, explique a situação e deixe os informáticos tratar do complexo ecrã azul!

O nosso artigo ajudou a perceber o motivo de algum dos seus problemas? 

Se os problemas persistirem pode sempre contar com a Modus! A nossa empresa é especialista na resolução de problemas informáticos!