www.loja.modus.pt

Estrada S. Luís, nº 58, 8000-123 Faro

modus@modus.pt

+351 934 010 305

Consultoria Informática
paises digitais

Portugal entre os países mais digitais na Europa

Portugal entrou no D9+, o grupo informal que junta os países mais digitais da União Europeia com melhor classificação no Índice Anual de Economia e Sociedade Digital.

Portugal junta-se assim à Dinamarca, Finlândia, Suécia, Holanda, Luxemburgo, Bélgica, Reino Unido, Irlanda e Estónia, os membros iniciais do D9+, a que se juntaram a República Checa e a Polónia, e que conta agora com 12 países neste grupo informal.

O Secretário de Estado para a Transição Digital destaca que «este é um importante reconhecimento do trabalho em curso para que Portugal seja, cada vez mais, reconhecido como um líder da Inovação na Europa».

Esta entrada foi acompanhada pela assinatura da posição conjunta sobre Inteligência Artificial, intitulada Innovative and Trustworth AI: Two Sides of the same Coin, um documento não oficial que defende a adoção de uma estratégia Europeia comum para esta tecnologia, centrada na promoção da inovação e minimizando os riscos através da criação de uma estrutura regulativa clara, alinhada com os princípios éticos da União Europeia.

Recorde-se ainda que Portugal foi recentemente considerado pela Comissão Europeia como “país fortemente inovador”, de acordo com a edição de 2020 do European Innovation Scoreboard (EIS 2020), ocupando o 12.º lugar do ranking dos países mais inovadores da União Europeia, tendo subido seis lugares face à posição que ocupava no EIS 2016.

O processo de transformação digital consiste na mudança de processos, sistemas e tecnologia para atingir resultados mais eficientes e eficazes. Saiba um pouco mais sobre o que é a transformação digital aqui.