www.loja.modus.pt

Estrada S. Luís, nº 58, 8000-123 Faro

modus@modus.pt

+351 934 010 305

Backups e Disaster Recovery
Backup_Modus

Backup: evite perder todos os seus dados guardados!

Proteger a sua base de dados e as informações da sua empresa deve ser uma prioridade e, para isso, deve fazer os devidos procedimentos de segurança. E quais são esses procedimentos? Fazer uma cópia de segurança dos seus dados, ou seja, fazer um backup!

É uma ameaça séria e um inconveniente enorme que chega por vários motivos e de forma sempre inesperada. São vários os motivos que podem levar a perder todos os seus dados, caso os guarde num só sítio.

Quais são os motivos? O seu computador aquece em demasia? Por vezes tem problemas de arranque? Virus, malware…? Estes são alguns dos exemplos que podem levar a perder os seus dados mais valiosos, sejam pessoais ou profissionais. Neste caso, a prevenção é uma questão que pode garantir a continuidade de um negócio.

E é verdade que, para que faça uma cópia de segurança verdadeiramente fiável e que consiga abranger todos os dados da sua empresa, tenha de investir algum dinheiro. No entanto, faça o seguinte: calcule o prejuízo que teria se, repentinamente, perdesse todos os seus dados em comparação com o investimento que será fazer uma cópia de segurança. De certeza que a opção de fazer um Backup lhe sairá mais barata!

Podemos dividir as soluções de backup em dois tipos, as que fazem o backup no local, através de dispositivos conectados diretamente ao servidor ou via rede local. Ou o backup remoto, baseado na replicação de dados via rede ou a utilização de serviços de nuvem para esse fim.

  • Quais os dados críticos para manter as atividades do seu negócio?
  • Qual é o impacto potencial da perda desses dados? 
  • Com que rapidez precisa para aceder ao sistema de backup?
  • Quantos anos de dados devem ser retidos no seu sistema de backup?

A resposta a todas essas perguntas poderá depender de serviço para serviço e o melhor será sempre contactar uma empresa especialista em proteção de dados e cópias de segurança!