Conheça as diferenças entre Backup e Disaster Recovery
O acesso à informação tem um valor incalculável paras as empresas e é certo que, na atualidade, grande parte da informação encontra-se armazenada em formato digital. Uma falha nos sistemas pode representar perdas enormes para uma empresa ou até mesmo colocar em risco a sua reputação.
Neste sentido, é fundamental implementar soluções que lhe garantam o acesso aos seus dados e a continuidade do negócio.
O que é Backup?
O Backup refere-se ao processo de copiar dados de forma estruturada para um local seguro, a partir do qual os dados podem ser recuperados no caso de uma infraestrutura danificada ou problema de serviço. O armazenamento do backup tanto pode ser em estruturas físicas como também em cloud.
Backup Locais – São backups rápidos e fiáveis para disco com imagens completas, diferenciais e incrementais da totalidade do sistema (sistemas operativos, aplicações, configurações e dados). Esta solução permite a rápida pesquisa de ficheiros específicos permitindo uma recuperação granular dos dados.
Backup na Cloud – permite que todos os sistemas funcionem fora do espaço físico da empresa, o que reduz, significativamente os tempos de recuperação das operações de qualquer empresa que seja confrontada com um evento de segurança ou falha no sistema.
O que é Disaster Recovery?
A solução de Disaster Recovery (DR) garante a redundância da informação com alta disponibilidade, mantendo uma cópia permanente do sistema. Em caso de desastre – roubo de um equipamento, uma inundação na sala de servidores ou uma falha prolongada na rede elétrica, por exemplo – esta solução permite o restauro do serviço/servidor em tempo real, minimizando os danos para a sua empresa. O principal objetivo do DR é reduzir ou até mesmo evitar o tempo de inatividade de serviço na empresa, causado por uma situação de emergência.
O Disaster Recovery é mais complexo do que o backup pois é o processo completo e necessário para proteger todos os dados e serviços contra todo o tipo de catástrofes e restaurando-os quando necessário.
O objetivo do Disaster Recovery na cloud é evitar o tempo de inatividade e minimizar o impacto de uma interrupção de serviço.
É certo que, nos dias de hoje, é fundamental que as empresas estejam preparadas para responder a qualquer eventualidade de segurança ou de inoperacionalidade. É importante planear possíveis cenários de acidentes e implementar soluções adequadas que permitam, em pouco tempo, recuperar os dados do sistema e, desta forma, minimizar os danos.
Na MODUS temos aos seu dispor várias soluções de backup e proteção de dados. Fale connosco para que possamos ir ao encontro dos seus desafios!