Processadores AMD: vem aí a aposta em tecnologia híbrida
Rentabilizar energia e potencializar o desempenho total dos processadores AMD são os objetivos desta ambiciosa nova tecnologia híbrida. A tecnologia é muito semelhante ao Design big.LITTLE x86 da Arm.
A ideia dos novos processadores AMD é otimizar, conjuntamente, o consumo de energia e o desempenho do computador. Apesar de ser uma inovação no mercado, recordamos que não é uma iniciativa inédita, uma vez que muito para breve estão para chegar os processadores da Intel com os chips híbridos Alder Lake.
Devido a essa rápida atuação por parte da Intel ao trazer para o mercado de forma pronta e imediata os processadores Alder Lake, é altamente provável que estes processadores da AMD apenas venham a tempo de competir com os Raptor Lake da Intel, que serão, alegadamente, os processadores que virão substituir os Alder Lake, com tecnologia ainda mais avançada.
Um dos desafios para a implementação destes novos processadores é saber se o software existente consegue suportar o seu funcionamento. De notar que está para ser anunciado o lançamento do novo Windows 11, e já se prevê que o software surgirá preparado para otimizar o funcionamento destes novos processadores híbridos.